Notícias

Audiência na câmara discutiu segurança pública

0

Uma maior aproximação da comunidade com os organismos de segurança para combater a criminalidade em Paranaguá. Essa foi uma das soluções apontadas durante a Audiência Pública realizada na Câmara Municipal na noite desta terça-feira (14). Presidida pelo vereador Arnaldo Maranhão Junior e com grande participação popular, os representantes da Polícia Militar (Major Nivaldo Marcelus da Silva), Polícia Civil (Delegado Ítalo Cesar Sêga), Polícia Federal (Delegado Algacir Mikalovski), Corpo de Bombeiros (Major Paulo Henrique de Souza), e Secretaria Municipal de Segurança (Cícero Alves Fernandes) foram unânimes ao defender o apoio da população para diminuir a sensação de insegurança na cidade. Eles também responderam perguntas dos vereadores e da plateia.

A falta de recursos e a luta por um efetivo maior foi destacada pelos convidados, mas apesar de todos os problemas o balanço é positivo em todas as áreas já que houve um decréscimo no número de delitos desde o ano de 2010. De acordo com levantamento apresentado pelo delegado-chefe da 1ª Subdivisão Policial, Ítalo Sêga, o tráfico de drogas é responsável pela geração de aproximadamente 95% dos crimes. Ele ressaltou a integração existente entre as corporações para combater o tráfico e as quadrilhas organizadas para roubos e assaltos. Já o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, major Nivaldo Silva, disse que o uso da tecnologia também tem auxiliado na elucidação de crimes. Ele colocou à disposição o número do Whats App da PM (41 95245661) e salientou que a identidade do denunciante ficará em sigilo.

SUGESTÕES

As sugestões apresentadas pela comunidade presente à Audiência Pública foram as mais diversas, e vão desde a intensificação de rondas nos bairros mais distantes; a escalação de salva-vidas para o Mar de Lá (Valadares) no verão; a colocação de câmeras de monitoramento também na periferia e a utilização de policiais à paisana junto às escolas; a reativação dos módulos da Guamupa e da PM na Ilha dos Valadares; blitzes e patrulhamento nas saídas de shows, bailes e outras festividades; maior atenção para os frequentadores de postos de combustíveis que, após consumir álcool, saem dirigindo para evitar acidentes.

Para Maranhão, Câmara cumpriu papel

Satisfeito com a presença das autoridades e a expressiva participação comunitária, o presidente em exercício da Câmara Municipal, Arnaldo Maranhão Junior – autor da proposta de realização da Audiência Pública – disse que os vereadores cumpriram o seu papel, uma vez que é no Legislativo que os maiores problemas ecoam. Ele também destacou o respeito das autoridades da área de segurança que compareceram, discorreram sobre as suas ações e responderam às perguntas dos populares. “A verdade é que, independente da opinião de alguns, é por esse plenário que passam as grandes decisões da comunidade, e hoje mais uma vez o interesse da cidade foi discutido”, resumiu.

 

Vereadores ouviram explanações e questionaram representantes da segurança

 

Fonte: http://miroferraznews.com.br/2015/04/15/audiencia-na-camara-discutiu-seguranca-publica/

Compartilhe.

Deixe seu comentário