Sem categoria

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COMBATE Á CORRUPÇÃO

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COMBATE Á CORRUPÇÃO
Investigação Criminal: eficiência e garantia dos direitos fundamentais
Data: 5 e 6 de setembro de 2018
Local: Teatro do Shopping Riomar Fortaleza
VAGAS LIMITADAS: 500 VAGAS
Prazo para envio de Artigos e Boas Práticas: 10 de agosto.
Público alvo: O evento é dirigido a advogados, delegados de polícia, defensores e advogados públicos, magistrados, membros do Ministério Público e graduandos em Direito.
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – Regional Ceará, com o apoio da Universidade de Fortaleza – UNIFOR e da Escola Nacional dos Delegados de Polícia Federal – EADELTA, realizará nos dias 05 e 06 de setembro de 2018, no Teatro do Shopping RIOMAR Fortaleza, o SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COMBATE À CORRUPÇÃO – SICC, com o objetivo de proporcionar o aprofundamento teórico e prático aos que atuam e aos que pretendem atuar na esfera criminal.
O SICC terá com tema geral investigação criminal, eficiência e garantia dos direitos fundamentais. A ideia do simpósio é que sejam debatidas medidas que possam colaborar para o aumento da eficiência da investigação criminal, especialmente no combate à corrupção, sem prejuízo aos direitos fundamentais dos envolvidos, levando em consideração os recursos disponíveis e a legislação em vigor.
Para tanto, serão realizados painéis de debates, formados por três debatedores e um mediador, representantes das diversas carreiras jurídicas que atuam na investigação criminal, em que serão abordados tópicos relacionados ao tema geral do evento. Além disso, haverá dois concursos, sendo um de artigos científicos e outro de boas práticas.
Os métodos e técnicas aplicadas na investigação criminal, bem como os conceitos jurídicos que têm relação com essa atividade estatal, devem se amoldar não só ao ordenamento jurídico vigente, mas também à realidade do Brasil. Assim, no âmbito investigativo, as normas correlatas não mais se traduzem como mero conjunto de regras acessórias de aplicação do direito material, mas como instrumento público de realização da justiça. Dessa forma, faz-se necessário transpor barreiras conceituais, de modo a alcançar o aprofundamento teórico e prático pretendido, com vistas a promover a eficiência da investigação criminal, em contributo à Segurança Pública, que, no Estado Democrático de Direito, revela-se um direito fundamental à ordem jurídica e à proteção social, sem o qual não há como a sociedade exercer os demais direitos, em sua plenitude.
*Informações* adpf@adpf-ce.com.br / (85) 3261-2901