Contratos firmados durante sete anos pelo campus da UTFPR em Cornélio Procópio tinham irregularidades, diz PF

A Polícia Federal (PF) descobriu que todos os contratos oriundos de licitações firmados entre o campus de Cornélio Procópio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no norte do Paraná, e empresas que prestaram serviços de manutenção, entre 2008 e 2015, foram fraudados.

As investigações fazem parte da Operação 14 Bis, deflagrada na manhã desta terça-feira (13). A UTFPR informou que logo que recebeu as denúncias de irregularidades no campus, no segundo semestre de 2015, deu início às apurações por meio de auditoria e afastou os servidores.

O delegado-chefe da Polícia Federal em Londrina, no norte do Paraná, Nilson Antunes da Silva, informou que, em dois anos e meio de investigações, foram identificados 20 contratos irregulares.

A polícia prendeu 20 pessoas temporariamente e cumpriu 25 mandados de busca e apreensão. Foram apreendidos três barcos, carros de luxo, joias, 27 mil dólares em espécie e documentos.

Também foram sequestrados e indisponibilizados bens dos investigados no valor de até R$ 5,7 milhões, que é o total, apurado até esta terça-feira, de desvios na instituição.

Os mandados foram cumpridos em Uraí, Cornélio Procópio, Nova América da Colina e Maringá.

O delegado-chefe da PF ainda detalhou que o ex-diretor do campus privilegiava empresas alvos desta operação.

“Ele direcionava as licitações para essas empresas, que são três ou quatro, e supervalorizava os contratos. Eram contratos diversos, envolvia limpeza, mão-de-obra, manutenção do prédio, fornecimento de peças e combustível. Descobrimos, nesses dois anos e meio, que todos os contratos da universidade tinham fraude”, pontuou o delegado-chefe.

A investigação começou a partir de apurações feitas por uma auditoria interna realizada pela própria instituição de ensino. Após a conclusão do procedimento administrativo, o ex-diretor-geral do campus Devanil Antônio Francisco e o ex-diretor de Administração e Planejamento da unidade Sandro Rogério de Almeida foram exonerados dos cargos.

Foram presos os ex-diretores da UTFPR de Cornélio Procópio, empresários e 11 laranjas do esquema de corrupção.
Todos os presos foram levados à delegacia da PF em Londrina, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Núcleos criminosos

A PF descobriu a participação de dois núcleos criminosos que atuavam no esquema. Conforme o delegado-chefe Nilson Antunes da Silva, o primeiro núcleo era composto por três ou quatro empresas de Cornélio Procópio que atuavam diretamente no campus. Essas empresas sempre ganhavam as licitações de serviços.

O segundo núcleo era composto por outras quatro empresas de pequeno porte, ligadas aos empresários de Cornélio Procópio.

A PF informou que esses empreendimentos, boa parte deles em nome de laranjas, participavam de licitações em órgãos públicos federais e sempre venciam.

“Constatamos que um grupo de empresários de Cornélio, com o auxílio do ex-diretor da instituição, obtinha privilégios nos procedimentos, prejudicando a universidade. Dois desses empresários tinham empresas de fachada para ganhar licitações em órgãos públicos federais. Quando uma não ganhava, a outra vencia o procedimento”, detalhou o delegado-chefe.

A PF detalhou que os laranjas eram pessoas humildes, com pouca posse. A suspeita é de que essas pessoas emprestavam os nomes sem ter conhecimento do esquema.

“Essas pessoas foram presas, e agora queremos saber se elas sabiam dessa história”, pontuou Nilson Antunes da Silva.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/contratos-firmados-pelo-campus-da-utfpr-em-cornelio-procopio-entre-2008-e-2015-tinham-irregularidades-diz-pf.ghtml