PF desarticula quadrilha de carteiros que desviavam cartões de crédito

Um carteiro foi preso em flagrante na quarta-feira (18) depois de desviar  cartões de crédito, que deveriam ser entreguem pelos Correios, e repassar os documentos à quadrilha acusada de montar o esquema. A investigação vem ocorrendo desde fevereiro, e suspeita-se que existam vários carteiros envolvidos no esquema. De acordo com a investigação, o carteiro envolvido recebia 2 mil reais por cartão entregue. O Delegado da Polícia Federal Algacir Mikalovski explica que eles foram usados em compras fraudulentas que vão de dois mil a cerca de 20 mil reais, num golpe que pode ter movimentado milhares de reais. O prejuízo é assumido pelas instituições financeiras que emitiram os cartões.

A polícia trabalha em conjunto com os Correios e os bancos para identificar outros integrantes da quadrilha. Ainda não há informações confirmadas da quantidade de vítimas que tiveram cartões desviados, mas a atuação dos suspeitos se estende a vários estados.

A polícia federal também trabalha para identificar se há conexão dessa quadrilha com o grupo desarticulado na semana passada pela Operação Corvus. Na quinta-feira (12), sete mandados de prisão foram cumpridos no Rio Grande do Sul e em Rondônia, também pelo desvio de cartões de crédito. Os envolvidos podem responder pelos crimes de estelionato, peculato e organização criminosa.